São Gonçalo
Cidade metrópole
Vamos falar um pouco da Igreja Matriz de São Gonçalo importante Patrimônio Histórico e Arquitetônico do município…
O Editor de Jornais Online Márcio Luiz tem a plena certeza que o Centro de São Gonçalo entre a Praça do Zé Garoto, passando pela Igreja Matriz até o Teatro Municipal, Espaço Salvatore e a Praça da Marisa tem tudo pra ser tornar um importante Corredor Histórico – Cultural no centro de São Gonçalo.
Em outro momento vamos falar da importância da revitalização do Centro de São Gonçalo…
Breve
Igreja Matriz de São Gonçalo:
Em 1579, Gonçalo Gonçalves recebeu a propriedade da sesmaria do Suassunhão, localizada entre o rio São Lourenço e a atual praia das Pedrinhas. Renomeou a terra para São Gonçalo e mandou construir uma capela em homenagem ao santo com seu nome e padroeiro de sua cidade natal, em Portugal. Alguns historiadores contam que a cidade de São Gonçalo teve seu marco original a partir da capela que deu lugar hoje à Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante. Outros contam que a primeira capela foi construída em Guaxindiba e que, depois de demolida, foi transferida para o local atual. O certo é que a capela foi elevada à categoria de paróquia em 1643 e o primeiro pároco tomou posse em 1647.
Originalmente, a fachada da igreja possuía estilo barroco. Com as sucessivas reformas, hoje a igreja exibe estilo neo-clássico. Na década de 1970, as paredes e os pisos de madeira, atacados por cupins, foram substituídos por concreto, ferro e azulejos. Em 2012, na Semana Santa, foram inauguradas as placas da Via Sacra, que saem do pátio da igreja até o cruzeiro fincado no morro próximo.
#saogoncalo #saogoncalorj #sg #prefeituradesg #riodejaneiro
Aqui você sempre bem informado!