OAB Nacional em Destaque
II Conferência Nacional da Advocacia Negra
#AdvocaciaNegra | A OAB Nacional, por meio da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade, oportuniza a II Conferência Nacional da Advocacia Negra: Onde estamos e para onde vamos?
No evento estavam presentes especialistas da área que promoveram um debate enriquecedor e construtivo para a área, além de muito network e conhecimento. Foram tratados temas como bancas de heteroidentificação, advocacia negra e a equidade racial e protocolo de julgamento na perspectiva racial.
🗣️ Durante a abertura, o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, reafirmou o compromisso da Ordem com a promoção da igualdade racial: “A Ordem tem o papel de ser a voz constitucional da sociedade civil, e isso nos obriga a agir pela igualdade, dentro e fora da advocacia. Fomos os responsáveis pela ADC 41, que validou as cotas raciais nos concursos públicos. Atuamos como amicus curiae na ADPF 186, que garantiu as cotas no ensino superior. Também nos posicionamos na ADPF “Vidas Negras”, pela criação de um plano nacional de combate ao racismo estrutural. Em 2022, reconhecemos Esperança Garcia, mulher negra escravizada, como a primeira advogada do Brasil.”
📚📖Ao longo do evento também ocorreram os lançamentos dos livros: “Dossiê Esperança Garcia”, de Maria Sueli Rodrigues de Sousa e Mairton Celestino da Silva; “Memórias da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade do CFOAB”, da Ordem dos Advogados do Brasil, Comissão Nacional de Promoção da Igualdade e Silvia Cerqueira; “Anais da 1° Conferência Nacional da Promoção”, da Ordem dos Advogados do Brasil e Comissão Nacional de Promoção da Igualdade; “É Tempo de Esperança Garcia”, de Beto Simonetti e Cristiane Damasceno, Ana Paula Araújo de Holanda, Rejane da Silva Sanchez e Sinya Simone Gurgel Juarez; “Legado de Esperança Garcia”, de Cristiane Damasceno.
#OABNacional